- Michelle Branquinho
Amor
Atualizado: 28 de Mar de 2020

Eventualmente, em nossas vidas, amamos e somos amados. Experimentamos o amor de diversas formas em nossa vida. O amor é um sentimento que nos torna parcialmente dependentes das pessoas que nos são mais próximas, ao ponto de, se estivermos longe delas, nos tornemos altamente infelizes e até angustiados. Mas como defini-lo?
Na Psicologia, o amor é definido como sendo, não simplesmente o gostar em maior quantidade. É um estado psicológico qualitativamente diferente. No amor,ao contrário do gostar, há elementos de paixão, proximidade, fascinação, exclusividade, desejo sexual e uma preocupação intensa.
Um estudo revelou que os sentimentos amorosos podem levar à inibição da atividade de várias áreas do cérebro ligadas à capacidade cognitiva e ao pensamento crítico; suprimindo a atividade neurológica relacionada com a avaliação social crítica dos outros, e também das emoções negativas. Interessante como isso mostra porque o dito popular: “o amor é cego”, é tão frequente em nossas vidas. Por isso, tendemos a idealizar o parceiro, exageramos nas qualidades dos nossos filhos, e rejeitamos as características menos positivas daqueles que amamos. Sempre enxerguei o amor como um sentimento que pode ser construído ao longo do tempo e requer cultivo diário.
E pra você, o que é o amor?